Como ganhar dinheiro com blog

É mesmo possível ganhar dinheiro com blog?
Como ganhar dinheiro com blog: conheça as 4 ideias que mais dão certo no mundo dos blogueiros!

Blogs são excelentes ferramentas para quem deseja trabalhar com internet! Aprenda como você pode começar a utilizá-la!

As atuais tecnologias abrem espaço para que novos creators sejam os próximos influenciadores da era digital. Veja o exemplo de Youtubers, Instagramers e blogueiros que fazem de seus hobbies, uma profissão. Ganhar dinheiro com blog, Youtube e outros canais é uma realidade cada vez mais comum, que permite com que as pessoas vivam de suas paixões.

É preciso lembrar, porém, que a partir do momento que você decide rentabilizar seu hobby, você passa a ser um empreendedor, em maior ou menor escala. E o fato de gerir um negócio, exige muito trabalho. Às vezes, até mais do que um trabalho tradicional.

Para te ajudar, neste post vamos falar sobre o universo dos blogueiros e ensinar quais são as melhores estratégias para se ganhar dinheiro com blog, se tornando um empreendedor digital. Aproveite para ver também a entrevista completa que fizemos sobre o assunto!


Ideias para ganhar dinheiro com blog

Atualmente existem diversas formas de gerar renda com blog como Marketing de conteúdo e Google Adsense. 

Confira outras maneiras de lucrar sendo um blogueiro:
1. Consultoria

À medida que sua presença online cresce, seu nicho passa a ver você como referência naquele assunto, o que é meio caminho andado para prestar serviços de consultoria. 

Por exemplo, alguém com conhecimento vasto sobre nutrição e que aborde isso em seu blog, pode oferecer consultoria para os visitantes, ajudando-os a se alimentar melhor. Esse tipo de serviço é excelente para aplicar seu conhecimento sobre o assunto e provocar o marketing boca a boca.

Sempre que possível, peça a seus clientes depoimentos sobre o serviço e exponha-os em seu site. A prova social é um gatilho mental poderoso e contribui para gerar mais credibilidade para futuros clientes.
2. Publicidade de produtos físicos

Muitos blogueiros vendem espaço publicitário em seu blog para marcas que desejam anunciar. Essa dica é válida, principalmente, para quem já tem certa autoridade e uma boa média de visitantes diários, pois esses dois indicadores é o que chamam mais atenção de empresas e marcas.

Se você está começando seu blog agora também  pode ir ativamente atrás das marcas e oferecer divulgação. É claro que em situações como essa, você precisa oferecer uma contrapartida para o anunciante, para conseguir bons parceiros.

Por último, é importante anunciar produtos que tenham afinidade com seu nicho de atuação e que podem agregar valor para seu leitor, caso contrário você pode colocar em risco sua audiência.
3. Venda de produtos digitais

Imagine que você já possui um blog há algum tempo, tem um número razoável de visitantes fiéis que gostam de seu conteúdo e tem visto muita gente ganhando dinheiro na internet com a venda de produtos digitais.

Diante disso, você pensa: Por que não tentar?

Temos uma ótima notícia! Você tem “a faca e o queijo na mão”!

Possuir um blog e um público ativo já é um grande diferencial para qualquer pessoa que deseja vender produtos digitais, seja um produto próprio ou fazendo parte de um Programa de Afiliados e divulgando produtos de terceiros em troca de comissões.  

Existem, é claro, alguns cuidados que você deve tomar para que a divulgação do produto seja assertiva e você consiga despertar o interesse de seus leitores ao invés de espantá-los.  
Respeite a coerência entre produto e conteúdo

Assim como na venda de produtos físicos, você precisa escolher produtos digitais que estejam relacionados aos assuntos que você aborda em seu blog.

Por exemplo, se você escreve sobre culinária, o ideal é que você promova videos e e-books relacionados a gastronomia. Se sua área de atuação for o turismo, procure conteúdo sobre viagens, hotéis, curiosidades sobre os mais diversos lugares do mundo e outras coisas do tipo. Essa coerência é importante para gerar empatia no leitor, pois ele percebe aquela indicação como algo genuíno.

Para quem aborda temas variados, a dica é saber quais conteúdos despertam mais interesse do público e quais as dúvidas são mais recorrentes nos comentários, para selecionar produtos que agreguem valor para esses usuários.
Escreva Reviews

Uma pesquisa recente da Bia Advisory Services mostrou que 97% dos consumidores têm o hábito de ler recomendações de um produto, antes de comprá-lo. 

Por isso, uma ótima forma de vender produtos digitais em seu blog e conquistar a confiança de seu público é escrever recomendações e reviews sobre produtos selecionados. Desta forma, além de fazer publicidade direta, você também estará trabalhando com Marketing de Conteúdo.

Se o blogueiro é considerado uma autoridade no assunto, o público sentirá ainda mais confiança para comprá-lo, o que pode ser revertido em um aumento de suas vendas e, consequentemente, das comissões.

É muito importante não se esquecer de detalhes importantes, dar informações completas e 100% verdadeiras.

Se achar interessante, você também pode oferecer um free trial de seu produto ou negociar essa possibilidade com o Produtor, caso você trabalhe como Afiliado. Assim, você diminui o risco para quem está comprando e estabelece um relacionamento de confiança com seus leitores.
Faça lançamentos em seu blog

Se você tem produtos próprios pode utilizar o blog como um canal a mais para lançar seus produtos. É interessante atrelar essa estratégia a alguma promoção ou ação que faça com que seus leitores se sintam prestigiados, como um desconto na compra do  produto, por exemplo.

O blog também pode ser utilizado para divulgar lives ou qualquer outro conteúdo que sirva para nutrir os usuários e tirar possíveis dúvidas sobre o produto.
Insira em seu blog um link para sua página de vendas

Ao inserir um link direto para sua página de vendas, você facilita o processo de compra de seus potenciais clientes e direciona os interessados para um local onde eles poderão obter mais informações sobre o produto.

Você pode criar um item adicional no menu e escolher posts estratégicos para adicionar um call to action. Lembre-se que a comunicação da página de vendas deve estar alinhada com seu discurso no blog e o design do botão de CTA precisa chamar a atenção do usuário sem atrapalhar a experiência dele em seu blog. 
Cursos online

Os cursos online estão cada vez mais em alta, isso porque são fáceis de acessar e podem ser consumidos em qualquer smartphone ou computador. Com tanta tecnologia, as pessoas estão percebendo o mundo de oportunidade que têm com a internet. Hoje, é possível aprender novas habilidades, aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional com conteúdos digitais.

Se você tem um blog, transforme seu conteúdo em um material mais rico e completo para quem deseja aprender tudo sobre o seu assunto. Você pode criar um ebook ou um curso em vídeo explicando uma técnica e utilizar o blog para gerar um buzz nos visitantes. 

Vamos supor que você tenha um blog que fale sobre animais de estimação. Que tal então criar um ebook sobre adestramento? Esse é apenas um exemplo das infinidades de temas que o nicho “animais de estimação” pode oferecer.

Uma das principais vantagens dos cursos online é que uma vez que você produz o conteúdo, poderá focar nas vendas e escalar seus ganhos.

Isso significa que por um baixo custo de produção, você pode ter um retorno alto sobre o investimento inicial, pois não há custo de logística e você pode fazer vendas online para pessoas que estão, até mesmo, do outro lado do mundo.

Fonte: blog.hotmart.com Por Thais Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário